sábado, 19 de novembro de 2011


Dia da Bandeira - 19 de novembro


A Bandeira do Brasil é um emblema que simboliza a nossa pátria.



Todos os anos, no dia 19 de novembro acontecem celebrações em todo o Brasil homenageando a Bandeira, sempre acompanhada do Hino da Bandeira. Nesta data também são queimadas as bandeiras velhas.

Nos dias de festas ou luto em órgãos públicos, ou em situações em que o Brasil está sendo representado a bandeira deve ser erguida. Mas durante a noite, ela não pode ficar erguida, somente se estiver iluminada.

As 27 estrelas presentes na bandeira representam os 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal.


Fonte: http://www.colegioweb.com.br/datas/dia-da-bandeira19-de-novembro.html




Dia da BandeiraHistória do Dia da Bandeira Brasileira comemoração, 19 de novembro, criação da data, símbolo nacional
dia da bandeira brasileira


História do Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova.

A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.


Fonte:  http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_bandeira.htm

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


PRÊMIO ABAR SERÁ ENTREGUE PARA A PRESIDENTA DILMA

Brasília - A Assembléia Geral da ABAR, realizada no dia 13 de julho, escolheu a Presidenta Dilma Roussef como personalidade a receber o Prêmio ABAR 2011. Essa premiação, concedida a cada dois anos por ocasião do Congresso Brasileiro de Regulação, é a maior comenda da regulação brasileira e visa homenagear pessoa ou instituição que tenha se apresentado como destaque no contexto da regulação.

As razões para a escolha se deram em reconhecimento às reiteradas manifestações da Presidenta Dilma de que as indicações para dirigentes das Agências Federais estariam à margem das escolhas partidárias da base política governamental, mas seguindo critérios técnicos e sob o seu estrito controle. Esta postura republicana da Chefe da Nação demonstra seu apreço à atividade regulatória e indica sua compreensão da importância que representa no desenvolvimento sustentável do Brasil. Sua intenção vem se materializando nas mais recentes indicações aprovadas no Senado da República, como, por exemplo na ANP e ANAC.

Pesou também para a escolha o fato de que a Presidenta Dilma, quando no exercício de Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, foi responsável pela criação do PRO-REG (Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação), iniciativa que tem contribuído para a melhoria da qualidade da regulação no nível federal e, através de bem sucedida parceria técnica com a ABAR, estendida aos demais níveis federativos.

Como o VII Congresso Brasileiro de Regulação se realizará em Brasília (20 a 23 de setembro de 2011), a comunidade regulatória brasileira espera que a Presidenta Dilma tenha condições de pessoalmente receber essa significativa homenagem que sinalizará para os setores envolvidos o seu compromisso com a consolidação da Regulação no Brasil.